terça-feira, 7 de setembro de 2010

Nossa incrível adaptabilidade!

Olá Amores e leitores...

Vocês devem ter visto nos noticiários que desde o início de Agosto, um deslizamento de terra prendeu cerca de 33 homens embaixo da terra, no deserto de Atacama no Chile. Há cerca de 67 metros de profundidade, hoje já recebem ajuda das equipes de resgate, porém a perspectiva de retirada pode demorar mais 02 meses!!
Que sufoco!!
Mas o que mais intriga nisso tudo é a incrível capacidade dessas pessoas ao se organizarem durante todo esse tempo para permanecerem VIVOS lá embaixo.
Por mais que soe como um grande sofrimento, me impressiona de verdade essa capacidade que NÓS, seres humanos temos. Certa vez li uma reportagem sobre adaptação, onde o psicanalista Jorge Forbes, presidente do Instituto da Psicanálise Lacaniana e Diretor da Clínica de psicanálise do Centro do Genoma Humano da Universidade de São Paulo (USP), explica um pouco disso. Segundo Forbes, somos essencialmente desadaptados ao mundo, pois não existe um único habitat que nos seja absolutamente natural ao ser humano. Os demais seres vivos, em sua maioria, só conseguem viver sob determinada temperatura, ambiente e até pressão atmosférica (ao serem retirados desta situação eles morrem).
É nós, seres humanos temos uma capacidade tamanha de adaptação a diferentes lugares e situações sem que isso provoque um conflito com a nossa vida enquanto civilização.
Algo bem paradoxal, não acham? Pois se não temos um lugar para chamar de nosso, todos os lugares podem ser nossos, certo?
Agora pense em uma situação adversa como esta, vivendo à espera de um resgate há 67 metros do chão, como é possível resistir e lutar pela vida?
Forbes acrescenta que primeiramente a sensação não é boa pois há uma comparação imediata: "o que eu tinha antes era bom, agora está ruim". E é essa recusa no primeiro momento que pode adiar ou até impedir nossa adaptação.Todo estranhamento pode ser superado se não houver medo, pois o medo inibe a curiosidade, é a recusa frente ao novo. Ao vencermos o medo, abrimos um novo horizonte.
Parece com aquelas mensagens lindas que recebemos em power point? Sim... mas é pura verdade.
Afastar o medo moveu os homens embaixo da terra!
Isso vale para qualquer âmbito de nossas vidas: Enfrentar adversidades é algo inerente à nossa existência, uma vez que temos sonhos, projetamos e idealizamos pessoas, situações que nem sempre conseguimos realizar exatamente como tal.
A curiosidade deve ser mais importante do que o conformismo pessoal!
A vida é agora!! Bora pessoal!!
E Força Hermanos, pois se do chão a gente passa, não há limites para nossa VIDA!

Abraços carinhosos e boa semana "curta" para nós!

Alê Gomiero

Nenhum comentário:

Postar um comentário