sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Qual é a música?

Estava aqui em frente ao computador com algumas idéias pra escrever e nenhuma em especial , quando resolvi acessar meu arquivo virtual de músicas, para dar uma mãozinha. Fiquei por um instante parada ,com meus olhos fechados, com meu coração repleto de sentimentos, ouvindo a música e respirando profundamente, sabe aquele suspiro que vem da alma, lá do fundo? Então, me encontrava assim … e resolvi que escreveria sobre ela , a Música, que tão essencial é para minha profissão e mais que isso, para minha formação, para minha inspiração, para me despertar, abrir  e /ou  arrumar“minhas gavetas”…rsrsrs.  

Música sempre fez parte da minha vida , desde pequena, e eu adorava tentar entender as pessoas através dela.  Minha mãe, por ex. Muitas vezes pegava ela escutando umas músicas tristes, daquelas de “fossa”, quando tinha sofrido alguma desilusão. Aí quando estava sozinha lá ia eu reproduzir a cena e escutar as mesmas músicas, achava engraçado tudo aquilo (mal sabia eu o que me esperava, mas isso é outra história). Eu adorava inventar uns programas de rádio, gravar minha músicas prediletas em fitas cassette (ui! Direto do túnel do tempo…) Acredito que a música pode tornar as situações  mais bem humoradas, mesmo as mais tristes ou problemáticas. Tenho a minha trilha sonora na cabeça. As vezes estou , por exemplo, em fila de banco ou supermercado, onde tem sempre alguém sem noção , que reclama, faz discurso, sai pra pegar algo que esqueceu …. E na minha cabeça toca aquela do Gonzaguinha “Você merece, você merece… tudo vai bem, tudo vai mal…. E por aí vai… Adoro !!!
E quando vc ouve aquela música horrorosa na rádio e gosta? Fica cantarolando, baixa na internet ,  faz performance no chuveiro … e aí quando chega alguém conhecido vc muda e põe algo mais “cult”? Ou quando se apaixona e tem a “canção de nós dois?”Depois que  a relação termina vc até queima o Cd, mas enquanto isso…. Ai, é tão lindo….afff.
Há muitos motivos pra deixar a música fazer parte de nosso cotidiano…. Ela alimenta nossa alma, faz com que a gente se permita sonhar em meio a realidade concreta, nos traz conforto, nos faz voar. Diga lá quantas vezes não dançamos até o dia amanhecer para extravasar, para nos sentirmos vivas de novo? Usamos aquela música especial, pra fazer um charme, ou mesmo pra puxar uma conversa com alguém?  Tudo isso pra dizer  que é necessário nos darmos  essa oportunidade    de sentir, de experimentar as mais diversas sensações, precisamos disso, para nos tornarmos mais humanos.  A nossa correria pode se tornar mais prazerosa, e até mais generosa, pois com certeza algumas dessas músicas nos lembrará alguém e nos fará ligar, enviar um torpedo, e-mail.
Escutar a música que toca dentro da gente nos fará esta  sempre  em contato com a nossa face mais verdadeira, com quem a gente realmente é e que nem sempre a gente pode  demonstrar …

Beijão
Katia Naiane

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Será Simples?

Olá amores e "E"leitores!

Agora é pra valer. Já estão na TV, no rádio, na internet, espalhados pelas ruas. Eles: Os Candidatos! (Ai ai, não sei se é pra rir ou para chorar, rsrs, sinceramente acho que ambas as coisas).
A maioria já sabe que iremos eleger Deputados Estaduais, Federais, Senadores, Governadores e Presidente da República. Também sabemos que a mídia tem promovido uma mobilização maior para escolhermos nossos candidatos com responsabilidade, consciência, etc, etc. Mas de verdade, você já assistiu? Assista! VOCÊ é o recrutador!
Eu já vi, ouvi e pasmei com frases do tipo: "O que faz um Deputado Federal? Eu também não sei, mas vote em mim que eu te conto!" Gente do céu... Se "pá", ele está sendo absolutamente sincero, não sabe meeeesmo o quê, porquê e nem COMO fazer, mas sabe a finalidade: encostar o burro na sombra!
Enquanto isso, no cotidiano brasileiro, centenas de milhares de pessoas estão lutando por seu lugar nesta selva chamada Capitalismo, onde "ter", "consumir", "possuir" é a ordem.
Momento filosófico: Nós, seres humanos, dominamos o planeta Terra como animais superiores, porém ainda sobrevivemos sob um regime de cadeia alimentar, só que não é tão primitivo pois utiliza-se de ferramentas mais sofisticadas.
Calma, calma... Não, não sou socialista e nem comunista, sou realista!
Você sabia, pr exemplo, que um dos candidatos começou a disparar nas pesquisas ao afirmar que vai oferecer à população maior poder de consumo?! Sabe quem é?
Assista ao horário eleitoral gratuito.
É isso que o povo entende por felicidade????
Sim, é.
Infelizmente.
É um paradigma social: Quer mais poder? Quer ser alguém? Tenha dinheiro! O Dinheiro é o Deus mais cultuado em nosso planeta, por operar milagres em nossas vidas! (Essa inspiração veio através de um artigo de Rubens Alves que li recentemente).
Mas não vou emendar este parágrafo com aquele papo de que o importante são as coisas simples da vida, pois não estou falando de algo simples. Viver fora desse regime é como viver alienado do mundo, uma vez que até os índios que vivem nas tribos mais isoladas usam aquele chinelo de borracha que não solta as tiras (não falo o nome pois não se pode fazer merchandising de graça, rsrs, é a lei!).
Eu digo isso porque o que realmente importa parece um tanto esquecido... o prazer pelo trabalho!
Você gosta do que faz? Consegue com seus méritos sobreviver e prosperar no mundo, convivendo em harmonia com ele? Isso está cada vez mais difícil num mundo globalizado com tantas opções.
Por isso afirmo, não é nada simples... obter prazer real com o que se faz (em tudo mesmo) não é simples!
Somos conduzidos a tomar atalhos o tempo todo, a chamada zona de conforto!
A tecnologia nos fez parar de mexer os músculos!
Alguns itens já se compra em cápsulas:
Quer Energia e Vitalidade? Temos a Vitamina certa para sua idade!
Quer mais Garra e Determinação? Este Estimulante é a solução!
Quer Serenidade e Paz? Com esse calmante é zás-traz!
Pegar o caminho mais fácil... Isso sim é ser simples.
Viver, Produzir e Prosperar, mas com Amor, Disciplina, Dedicação é complexo, intrincado, ramificado, pois uma coisa é ligada a outra... e é muito prazeiroso!
É estar presente no momento presente, é simples? Tente.
Isso é Viver!
E a verdadeira fonte de energia, determinação e serenidade nasce das nossas relações verdadeiras com as pessoas.
Cooperação sim! Competição não.
Portanto trabalhe, trabalhe muito!!
Ah, e assista o horário eleitoral gratuito. Dê trabalho aos nossos futuros representantes.

Abraços carinhosos,

Alê Gomiero